miércoles, 16 de enero de 2008

Vivendo e aprendendo

Mais um post da serie "As voltas do mundo" :)

Bom o fato é que hoje decidi acabar de vez com meu preconceito de que Perl não é orientado a objeto e mais uma vez eu mudei meus conceitos, não que eu tenha admitido que Perl é realmente orientada a objeto, bem, em parte eu admito mesmo. Mas o fato é que eu mudei meu ponto de vista e sendo um pouco mais flexivel e comparando com outras linguagens que implementam OO eu posso, agora, dizer que Perl também implementa OO, de forma parcial, mas implementa. E usando meu conhecimento adquirido entre uma soneca e outra nas aulas de lógica posso inferir que Perl é orientada a objeto. :)

Como eu cheguei a essa conclusão ? Bom, vamos la vê se eu consigo convencer mais alguém.

Primeiro passo: Criar objeto - Ora ! Posso criar um objeto em perl, crio um package e uma função new interna a esse package.
Agora que eu tenho um objeto, posso ir mais adiante nos conceitos de OO (Não pretendo abordar todos, mesmo porque Perl, como outras linguagens orientadas a objeto também não o fazem) e abordar encapsulamento, mais conhecido como propriedades privadas. Isso perl também faz.
Ora esse dois aspectos mais o fato de podermos fazer herança com @ISA e termos polimorfismo eu acho que ja faz de Perl uma linguagem orientada a objetos.

:)

Será que convenci ? Se não ... paciencia, eu tbm demorei pra me convencer.

É isso, por hoje é so pessoal.

2 comentarios:

Unknown dijo...

Eiiiiiiiiiiiiitaa que nosso amigo tá apelando!!! Mas eu vou dar um desconto pois você é gente boa! :)

AurelioCosta dijo...

Então vc entendeu o espirito da coisa, tem que apelar mesmo pra aceitar. :)